HOME

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FILME: OS INCONFIDENTES - 1972 - NACIONAL

Com base nos "Autos da devassa", na poesia dos inconfidentes e de Cecília Meireles, o filme contesta versões oficiais da história da Inconfidência Mineira, e trata da posição de intelectuais diante da prática de políticas revolucionárias. Realizado para a TV italiana, RAI, como parte da série intitulada "A América Latina vista por seus realizadores", o filme foi sucesso internacional de crítica e de público, tendo sido premiado no Festival de Veneza.

Dados Técnicos

Diretor: Joaquim Pedro de Andrade
Duração: 76 min
Ano: 1972
País: Brasil
Gênero:  Drama
Cor: Colorido
Download: MEGAUPLOAD - DIRETO
Áudio: Português
Legenda: Sem legenda


Curiosidades

- O filme é uma versão cinematográfica da Inconfidência Mineira, de seu início até o degredo dos inconfidentes e a execução de Tiradentes.
- O filme é baseado no livro "Autos da devassa", compilação dos documentos levantados nos processos contra os inconfidentes, e em "O romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles.
- O filme é um contraponto a outro filme do mesmo ano, "Independência ou morte", que celebrava os 150 anos da independência do Brasil de forma heróica e ufanista. Os inconfidentes, ao contrário, mostrando a mão de ferro da Coroa portuguesa, é uma metáfora do regime autoritário da ditadura militar.
- Os roteiristas construíram diálogos que se inseriam no contexto da falta de liberdade do período militar. Para que o filme não fosse proibido, o diretor concordou em inserir propaganda pró-governo, com o qual conseguiu exibir o filme.
- Fernando Torres voltou a repetir o papel do poeta Cláudio Manuel da Costa, que já vivera na telenovela "Dez vidas", na TV Excelsior.
- O filme foi filmado em Ouro Preto, Minas Gerais.


Um comentário:

  1. Deixando um link válido - http://bitshare.com/files/u70xuqzj/OsInconf.avi.html

    ResponderExcluir