HOME

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LIVRO - RAIZES DO BRASIL - SERGIO BUARQUE DE HOLANDA + RESENHA Jacques Leenhardt - PDF


Sérgio Buarque de Holanda baseia sua obra Raízes do Brasil sobre uma forte hipótese: os portugueses eram os mais bem preparados para efetuar a conquista dos trópicos em benefício da civilização, do que eles tinham consciência. Nisto residia sua missão histórica essencial, da qual eles eram os portadores naturais1.
Este caráter natural, ou da necessidade natural desta conquista é sublinhado por SBH, que insiste sobre o fato de que ela tenha sido realizada, mesmo apesar dos seus atores.2 Não se poderia insistir de forma mais incisiva do que esta, a respeito da idéia de uma necessidade histórica, idéia esta que tentaremos examinar nas reflexões que se seguem.
Se SBH aceita considerar que esta colonização se tenha dado através de muitas e sérias falhas 3, ele não vai ao encontro daqueles que lamentam o insucesso da experiência da colonização holandesa. Segundo tais detratores da colonização portuguesa, a falência dos holandeses no Brasil impediu que este fosse conduzido a um destino mais glorioso....



Nenhum comentário:

Postar um comentário